19/09/2007

Coimbra...

Coimbra


A vida deu finalmente a volta ao contrário que eu há tanto tempo anunciava. Mesmo assim, a mesma vida que me trazia desprevenida. E vendo bem, não houve nunca forma alguma de estarmos preparados contra uma vida a fugir-se-nos do colo e a empurrar-nos para as decisões que só deveríamos saber tomar quando fossemos grandes. Mas eu não sou grande. E hoje estou a braços com um destinar demasiado corajoso para aquilo de que sou capaz.
Eu consegui o que queria. Foram três anos de uma interrogação extensa e demorada, de uma luta que não deveria ter levado tão a peito mas que deu frutos. Hoje sou estudante de Medicina e vivo a coisa como o despertar para uma vitória que outros tantos mereceram e não conseguiram. Mas eu consegui e parto, não tarda, para Coimbra. De braço dado com o Deus do meu mundo pequenino a jogar aos dados e a empurrar-me para longe de ti e de tudo o que é certo para mim. Coimbra. Coimbra, Coimbra, Coimbra. Todos me prometem um fundo nostálgico para os anos que serão os melhores da minha vida, apesar de tudo. E apesar de tudo, tu estás longe e eu não estou bem. E se não és tu que eu perco no meu novo céu, então sou eu que me perco nas ruas que descubro agora. As ruas de Coimbra.
E, sabes, peço, frequentemente e em segredo, para que o Deus do meu mundo pequenino me dê forças, porque, um dia, eu sei, chegarei a casa e quererei desistir. Tudo o que vejo é negro e chuvoso, tudo nevoeiro cercando uma vida que, de hoje em diante, é sozinha que se vê, na deriva de um universo de tradições, capas e batinas. Não foi isto que eu sonhei para mim. Mas é isto que tenho.
Hoje tudo é precário e vale mais que todas as palavras que te hei-de dizer na hora da despedida. Porque, afinal, não és o único que deixo para trás. Hoje, ainda em casa, tudo é seguro e esta falsa segurança quase me garante que vai correr tudo bem. Mas ambos sabemos que não, que nem tudo vai correr bem. Hoje tudo é uma contagem decrescente. Uma contagem decrescente para o primeiro dia do resto das nossas vidas.
.
Caso para dizer... se te perguntarem por mim, diz que Voei...

10 comentários:

V. disse...

Fizeste-me recuar uns anos... esse sentimento foi-me familiar. Muito, muito familiar. Mas, no fim de contas, corre sempre tudo bem... Vais ver! :)

Beijinho enormeeeee*

A principio é simples, anda-se sozinho
passa-se nas ruas bem devagarinho
está-se bem no silêncio e no borborinho
bebe-se as certezas num copo de vinho
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Pouco a pouco o passo faz-se vagabundo
dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo
diz-se do passado, que está moribundo
bebe-se o alento num copo sem fundo
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E é então que amigos nos oferecem leito
entra-se cansado e sai-se refeito
luta-se por tudo o que se leva a peito
bebe-se, come-se e alguém nos diz: bom proveito
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Depois vêm cansaços e o corpo fraqueja
olha-se para dentro e já pouco sobeja
pede-se o descanso, por curto que seja
apagam-se dúvidas num mar de cerveja
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

Enfim duma escolha faz-se um desafio
enfrenta-se a vida de fio a pavio
navega-se sem mar, sem vela ou navio
bebe-se a coragem até dum copo vazio
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida

E entretanto o tempo fez cinza da brasa
e outra maré cheia virá da maré vazia
nasce um novo dia e no braço outra asa
brinda-se aos amores com o vinho da casa
e vem-nos à memória uma frase batida
hoje é o primeiro dia do resto da tua vida.


:)

Andreia disse...

A Vanessa já disse quase tudo. Resta-me desejar-te boa sorte e dizer-te que o que hoje te parece negro, daqui a uns tempos (poucos, vais ver)vai-te parecer o melhor período da tua vida. Garanto-te :)

Beijinho grande!

Filipe disse...

voei...até Coimbra.

Anónimo disse...

Parabéns. Sorte!

Pré-Doutora! :)

Ana Sofia Cavadas disse...

Olá Beatriz!

Hoje, começo o comentário com teu nome, porque, embora possa parecer estranho, tenho a sensação que te conheço. E é precisamente por esse motivo que essa promessa de um futuro que tens agora à tua frente me fez sorrir. Genuinamente. Percebo pelo que escreveste que é um futuro incerto e que, embora tenhas conseguido atingir um objectivo (um objectivo maior), o teu sonho não foi realizado na sua totalidade. Hoje, não te vou dizer que virão aí dias de muito sol e de muita luz. Penso que as palavras de reconforto de pouco servem quando tudo o que vemos está pintado em tons de cinzento. E ela vai cair. A chuva. Com toda a certeza. Vais sentir saudades de casa e daqueles que vais deixar para trás. Já passei pelo mesmo, apesar de a minha viagem ter sido do Porto para Lisboa. A verdade é que os primeiros tempos, sobretudo os primeiros dias, não foram fáceis. Mas o balanço que faço depois de ter estado um ano fora da minha casa e da minha cidade, fora do meu berço, é muito positivo. Porque, numa palavra, cresci.
Espero que tu também cresças. E que continues assim, a agarrar os sonhos pelos cabelos. Sem nunca os deixar fugir.

Sê feliz.

Um beijo do tamanho do mundo,

Sofia.

Bruna Pereira Ferreira disse...

Vai correr bem... Vai correr tudo bem... Tudo.

:)

hora tardia disse...

mas espero sempre o teu regresso.


aqui.



beijos menina bonita


do Piano.

Mateso disse...

Tenho em mim a experiência de uma vida.. sois pequeninas avezitas que muito estrabucham no ninho mas qundo o têem que deixar tremem. Pois, minha querida não temas.. Há muitos anos, era bem jovem ... também parti para longe. E cresci não em altura mas em interior em mente. Chorei e ri, tropecei , caí e ergui-me. Depois vim para o mundo do trabalho mais rica, muito mais convencida e de novo aprendi. Uma vida a aprender não só nas linhas dos livros mas também no vento da vida. Vais fazer aquilo que quiseste.Vais ter tempo de interrogação, de desalento de solidão. Vais ter muito e pouco. Vais começar a ser mais, do que nunca,a sempre o vento da vida.
Um beijão de felicidades!

s. disse...

parabéns. e tal como a vanessa tão bem foi buscar: "hoje é o primeiro dia do resto da tua vida". aproveita bem.


beijo

.Izabelita. disse...

Beatriz

descobri teu blog por um doce acaso e fiquei encantada!

vim pedir-te que não pares de escrever, pois as tuas palavras são fantásticas!

sorte na nova vida que em breve será absolutamente doce (já deve estar sendo).

izabel, do Brasil.